quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Readaptação na musculação




Depois das férias é momento de voltar a treinar!!! Como fazer isso de forma segura e eficaz?

Olá pessoal é muito bom voltar a escrever pra vocês!

As férias foram ótimas, recarreguei as baterias e acredito que todos estão cheios de energia e disposição para os treinos. Isso é ótimo e para os que estão retomando a rotina de treinos mando algumas dicas para melhor readaptação.

É importante lembrar que quando interrompemos o treinamento por mais de uma semana, perdemos grande parte do condicionamento físico, força, resistência e flexibilidade. Nossa musculatura e tendões ficam fragéis tornando perigoso o retorno aos treinos. Os riscos de lesão aumentam e o cuidado deve ser dobrado!

- Em primeiro lugar sugiro que faça uma avaliação física, para saber o que mudou e para informar seu professor de alguma coisa relevante.

- Se chutou o balde com a alimentação, também é legal procurar seu nutricionista antes de voltar a dieta!

- Voltando aos treinos vá com calma, não se aventure a usar as mesmas cargas ou fazer o mesmo treino que estava antes de entrar de férias! É recomendável na primeira semana de readaptação usar 50% da car

ga que estava utilizando quando pausou o treino, também é bom reduzir o número de séries ( se fazia 4 faça 3, se 3 faça 2!), já as repetições seria legal aumentar o número, algo entre 15 a 22 está legal!

- Na segunda semana você já consegue aumentar o a intensidade do treino, coloque um pouco mais de carga (tipo 75% do que estava usando quando parou), porém mantenha as repetições e séries!

- Na terceira semana é hora de mexer no volume, aum

ente as séries, volte a fazer o mesmo número de antes, é bom reduzir as repetições para 14 a 18, mantenha ou aumente a carga para 85%.

- Na quarta semana você ja está apto a continuar seu treino de onde havia parado! Mas lembre-se de comunicar ao seu professor todo e qualquer acontecimento estranho ou dor.

Alimente-se bem, hidrate-se, treine, sue, Energia!

Bons treinos!