
Entenda os riscos a sua saúde e saiba o que deve fazer para manter normal o seu colesterol.
O que é colesterol?
Uma espécie álcool, considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por plantas e fungos.
O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovascularese as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue (hipercolesterolemia).
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis. Existem vários tipos de lipoproteínas, e elas são classificadas de acordo com a sua densidade. As duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são:
§ lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos.
§ lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins ou HDL): acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arterosclerótico). Tem sido usado o termo "colesterol bom" para referir ao HDL, que se acredita que tem ações benéficas.
A quantidade média de colesterol no sangue varia com a idade, tipicamente aumentando gradualmente até a pessoa chegar aos sessenta anos de idade. Parece haver variações sazonais nos níveis de colesterol em humanos, aumentando, em média, no inverno.
De acordo com a Associação Médica Americana, os níveis de colesterol normais estão abaixo de 200 mg % e que o HDL esteja acima de 35 mg %.
Existem tabelas como a do Massachusetts General Hospital de Boston que adota diferentes níveis de acordo com a idade.
Colesterol total
Menos que 29 anos menor que 200 mg %
Entre 30 e 39 anos menor que 225 mg %
Entre 39 e 49 anos menor que 245 mg %
Mais que 50 anos menor que 265 mg %
HDL valores normais
Homens entre 30 e 70 mg %
Mulheres entre 30 e 90 mg %
LDL valores normais
Homens e mulheres entre 50 e 190 mg %
Riscos à saúde
Condições com elevadas concentrações de partículas LDL oxidadas, especialmente partículas LDL pequenas, estão associadas com a formação de ateromas nas paredes das artérias, uma condição conhecida como aterosclerose, que é a principal causa de doença coronariana cardíaca e outras formas de doença cardíaca. Em contraste, as partículas de HDL (especialmente HDL grandes) têm sido identificadas como um mecanismo pelo qual o colesterol e mediadores inflamatórios podem ser removidos do ateroma. As taxas aumentadas de HDL estão relacionadas a taxas menores de progressão e até mesmo regressão dos ateromas.
Como reduzir os fatores de risco colesterol
Na dieta
- Use óleos naturais, não hidrogenados, como os de canola e azeite de oliva;
- Prefira alimentos industrializados produzidos com gorduras não saturadas;
- Use margarinas no lugar das manteigas, mas dê preferência às liquidas ou cremosas no lugar das mais duras.
- Evite batatas fritas, sonhos e biscoitos;
- Evite alimentos gordurosos;
- Evite alimentos industriais e comerciais fritos e confeitados;
- Evite refeições rápidas e frituras.
Outros formas
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Reduza o peso corporal;
- Durma bem;
- Evite o stress;
- Não fume;
- Evite bebidas alcolicas;